Castelo de Aljezur - Aljezur, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member razalas
N 37° 18.981 W 008° 48.309
29S E 517264 N 4129984
Quick Description: [PT] O Castelo de Aljezur, no Algarve, localiza-se na vila e Freguesia de Aljezur, Distrito de Faro, em Portugal. [EN] The Castle of Aljezur is a medieval castle founded in the parish of Aljezur, overlooking the Aljezur River .
Location: Faro, Portugal
Date Posted: 10/13/2017 9:25:41 AM
Waymark Code: WMWTT3
Published By: Groundspeak Regular Member coisos
Views: 2

Long Description:
-=:=-

Castelo de Aljezur



PT
“Classificado como Imóvel de Interesse Público, localiza-se num cerro xistoso sobranceiro à vila, donde se desfruta de uma magnífica vista panorâmica, a nascente sobre a imensa várzea de Aljezur, sobre a zona da Igreja Nova e da Serra de Monchique e a poente sobre o Vale D. Sancho, onde outrora se cultivava arroz e por onde serpenteia a Ribeira de Aljezur até chegar ao mar, na Praia da Amoreira.
Edificado no século X pelos árabes, fez parte integrante do sistema defensivo de Silves, durante os séculos XII e XIII, tendo sido o último castelo islâmico a ser conquistado pelos cristãos no Algarve, em 1249, reinado de D. Afonso III, cuja conquista ficou a dever-se aos cavaleiros da Ordem de Santiago, comandados por D. Paio Peres Correia.
Apresenta uma planta poligonal irregular e conserva ainda 2 torres distintas, que sobressaem do que resta dos panos de muralha que constituem o recinto murado do castelo. A torre localizada a norte é de planta circular e a torre a sul é de base quadrada. O castelo possui uma única abertura a nordeste, que dá acesso ao interior algo rochoso, com cotas superiores às da muralha. É possível ainda observar-se uma construção a noroeste, com características da mesma época, a cisterna, com porta em arco, abobadada e de forma cúbica. A ocupação cristã não ocasionou a sua destruição total ou parcial, foi, porém, a perda de função que determinou a sua ruína (finais do século XV ou inícios do século XVI). Para tal terá contribuído a redução da capacidade de navegabilidade da ribeira e a necessidade de defender novos pontos nevrálgicos no território algarvio. As primeiras escavações arqueológicas realizadas no cerro do castelo revelaram uma sequência de níveis arqueológicos contendo testemunhos desde a Idade do Bronze até ao século XVI.
O local onde o castelo se encontra implantado parece ter sido ainda ocupado, sucessiva e ininterruptamente por vários povos: os lusitanos que dele fizeram um castro; os romanos que nele tiveram um posto de vigia; os visigodos, que também o utilizaram como vigia; e os árabes que nele deixaram mais vestígios, sendo-lhes atribuída a edificação do castelo e a fundação da vila, bem como a reformulação das suas defesas.”

Fonte


EN
“The important position of this region, next to a fluvial port, helped the fixation of populations since prehistory. The Aljezur Castle is visible from every point of the village and dates from the 10th century, at the height of the arab occupation in the south of Portugal.
The strategic importance of this castle decreased over the years, and the Castle was already abandoned on the 15th century.
The big earthquake of 1755 launched the final strike in the castle, damaging much of its structure, still remaining nowadays part of the walls and a tower.
In 1977 the Aljezur Castle is considered a Monument of Public Interest, and has been having consolidation and conservation works over the years.”

Source




Designação (Name): Castelo de Aljezur

Categoria de protecção (Classification): IIP - Imóvel de Interesse Público

Categoria/Tipologia (Type of heritage): Arquitectura Militar / Castelo

Concelho (City): Aljezur

Página do Património na base de dados da DGPC (Page of the Heritage at the DGPC database): [Web Link]

Wikipedia: [Web Link]

Visit Instructions:
[PT]
- Por favor forneça pelo menos uma foto tirada durante a sua visita.
- Por favor escreva um pouco sobre a sua visita. Diga o que achou. Gostou?

[ENG]
- Please provide at least a photo you have taken during your visit.
- And please write a little about your visit. Tell us what you thought, did you liked it?

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Património Português (Portuguese Heritage)
Nearest Geocaches
Nearest Benchmarks
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
There are no logs for this waymark yet.