Aqueduto de Santa Clara - Vila do Conde, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member razalas
N 41° 21.969 W 008° 44.440
29T E 521689 N 4579436
[PT]O Aqueduto de Santa Clara é um aqueduto românico do século XVI. [EN]The Aqueduct of Santa Clara is a sixteenth-century aqueduct.
Waymark Code: WMKQ54
Location: Porto, Portugal
Date Posted: 05/15/2014
Published By:Groundspeak Regular Member coisos
Views: 3

[PT]O Aqueduto de Santa Clara é um aqueduto românico do século XVI que levava as águas de Terroso (Póvoa de Varzim) para o Convento de Santa Clara em Vila do Conde. Possuía 999 arcos na sua origem estando entretanto alguns destruídos.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Retirado da Wikipédia.

Fundado no início do século XIV, a comunidade monacal de Santa Clara de Vila do Conde debateu-se desde o início da edificação do mosteiro com problemas relacionados com o abastecimento de água. Na época foi construído um tanque, uma "arca de água", dentro da cerca do mosteiro, uma solução que se tornou insuficiente nas centúrias seguintes.
Em 1626 a abadessa do mosteiro, D. Maria de Meneses, deu início à construção de um aqueduto que transportaria as águas de uma nascente em Terroso até ao mosteiro. Os terrenos necessários à edificação foram adquiridos pela abadessa, e contrataram-se mestres pedreiros para darem início à fábrica de obras. No ano de 1636 estas eram interrompidas, devido a um problema de desnivelamento que inviabilizou todo o trabalho feito até então.
Em Dezembro de 1705 D. Bárbara de Ataíde, a nova abadessa, contratou o engenheiro militar Manuel Pinto de Villa Lobos e o capitão Domingos Lopes para delinearem um novo projecto para o aqueduto. A direcção das obras foi adjudicada a João Rodrigues, mestre pedreiro de Ponte de Lima. Algum tempo depois, o mestre abandonou as obras, por falência, pelo que as Clarissas entregaram a obra a Domingos Moreira, mestre de Moreira da Maia. Em Outubro de 1714 a água chegava pela primeira vez ao claustro do mosteiro.
O aqueduto era formado inicialmente por um conjunto de 999 arcos de volta perfeita, abrangendo uma extensão que ultrapassa o actual limite do concelho de Vila do Conde. No entanto, em 1794 um furacão destruiu parte da estrutura. Já no século XX, entre 1929 e 1932, quando a igreja de Santa Clara foi restaurada, alguns dos arcos foram intencionalmente deitados abaixo, para que se tivesse melhor vista sobre a abside do templo.
A estrutura subsistente apresenta uma arcada cuja altura e envergadura decrescem, apresentando nalguns troços fenestração no remate superior. A obra foi dedicada pelas freiras clarissas a Santo António, tendo sido colocada uma imagem do padroeiro no depósito do aqueduto.

Retirado de: (visit link)

[EN]The Aqueduct of Santa Clara is a sixteenth-century Roman aqueduct carrying water from Terroso (Povoa de Varzim) for the Santa Clara Convent in Vila do Conde. He had 999 arches in its origin however some were destroyed.
It is classified as a National Monument since 1910.

From Wikipédia
Webpage of the IPA Database entry: [Web Link]

Code Number at the IPA Databse: IPA.00003904

Visit Instructions:
[EN]
 - Please provide at least one photo you have taken of the site. 
- Write something about your visit to the site.
[PT]
- Pelo menos uma foto tirada por ti no local. 
- Escreve algo sobre a tua visita ao local.
Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Portuguese Inventory of Architectural Patrimony
Nearest Geocaches
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log  
MoVeD visited Aqueduto de Santa Clara - Vila do Conde, Portugal 10/07/2014 MoVeD visited it
bmps2003 visited Aqueduto de Santa Clara - Vila do Conde, Portugal 01/02/2014 bmps2003 visited it

View all visits/logs