Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member razalas
N 41° 08.754 W 008° 36.818
29T E 532422 N 4555025
[PT]A Igreja dos Clérigos e sua torre, a Torre dos Clérigos, que é um dos símbolos mais característicos da cidade.[ENG]The Clérigos Church and its tall bell tower, the Torre dos Clérigos, is one of its most characteristic symbols of the city.
Waymark Code: WMBJZ4
Location: Porto, Portugal
Date Posted: 05/28/2011
Published By:Groundspeak Regular Member coisos
Views: 15

[PT]
A Igreja:
A história da Igreja dos Clérigos, remonta à Irmandade dos Clérigos, que se havia instituído no Porto. A Irmandade resultou da fusão de três instituições de beneficência criadas na cidade durante o século XVII, com a finalidade de socorrer clérigos em dificuldades. Eram elas a Confraria dos Clérigos Pobres de Nossa Senhora da Misericórdia, fundada em 1630; a Irmandade de S. Filipe de Nery, fundada em 1665; e por último, a Confraria dos Clérigos de S. Pedro. A nova instituição acabaria logo por juntar, através de esmolas e outras dádivas, capital próprio, mas faltava-lhes uma casa própria ou uma igreja para as suas funções religiosas, pois na altura a instituição funcionava na Igreja da Misericórdia do Porto. É, precisamente a 31 de Maio de 1731 que se realiza uma assembleia geral, presidida por D. Jerónimo Távora e Noronha, principal mecenas de Nasoni, com a finalidade de se decidir sobre a proposta da construção de uma nova igreja para a Irmandade dos Clérigos.

Para a construção do novo templo, a Irmandade aceitaria uma doação de um terreno baldio situado no cimo de uma calçada que ia da Fonte de Arca até ao Adro dos Enforcados (um terreno fora da antiga Muralha Fernandina, onde eram sepultados os criminosos sentenciados na forca e os que morriam fora da religião). Devido à nova construção da igreja e torre dos Clérigos, aquele adro foi mudado para outro lugar, junto aos terrenos do Hospital de Santo António. Foi nomeada, igualmente, uma comissão de quatro irmãos para administradores dessa obra. As propostas para o título de padroeira da igreja foram três: Senhora do Socorro, Senhora das Necessidades ou Senhora da Assunção, ficando esta última.

A primeira pedra da igreja é lançada no dia 23 de Junho de 1732, justamente na presença do arquitecto Nicolau Nasoni, tocando todos os sinos dos diferentes templos da cidade ao mesmo tempo para comemorar esse facto. As obras começaram a seguir a bom ritmo, mas ao fim de algum tempo ficaram totalmente paradas. A razão deveu-se provavelmente a várias intrigas movidas pelo pároco a Igreja de Santo Ildefonso, preocupado com a concorrência que o novo templo vinha estabelecer. A expulsão do mestre pedreiro António Pereira, aliado do referido pároco e a sua substituição por Miguel Francisco da Silva não alterou grandemente o estado das obras. Em 1745, numa vistoria, não foram aprovados os alicerces da frontaria e decidiu-se então que tudo se desfizesse e fosse tudo refeito de novo com a grandeza que a obra parecia merecer.

A 28 de Julho de 1748, mesmo sem que o edifício estivesse totalmente terminado, a igreja seria aberta ao culto. Só dois anos depois é que a fachada principal estaria pronta. A escadaria que antecede a igreja foi principiada em 1750 e as suas obras demorariam cerca de 4 anos. Concluído o templo, a irmandade começou a pensar na necessidade de se construir um hospital e enfermaria para que se recolhessem e curassem os irmãos doentes e pobres; mas as obras só começariam em 1753 com a doação de um outro terreno que ficava por detrás da igreja.

A Torre:
Considerado por muitos o ex libris da cidade do Porto, esta torre sineira faz parte da igreja com o mesmo nome, construída entre 1754 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni. Foi mandada erigir por D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Sernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres. O seu arquitecto, Nicolau Nasoni, contribiu durante muitos anos para a construção da grande torre dos clérigos sem receber nada em troca e só alguns anos depois isso aconteceu.

A torre, foi a última construção do conjunto dos Clérigos, dos quais fazem parte a igreja e uma enfermaria. Foi iniciada em 1754, tendo em conta o aproveito do terreno que sobrara para a instalação da enfermaria dos Clérigos. O projecto inicial de Nasoni previa a construção de duas torres, e não apenas de uma. A torre é decorada segundo o gosto barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas.

Tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal.

No primeiro andar apresenta uma porta encimada pela imagem de São Paulo, tendo por debaixo, inserido num medalhão, um texto de São Paulo, na Carta aos Romanos. A espessura das paredes do primeiro andar, em granito, chega a atingir os dois metros. Destacam-se as janelas ablaustradas do último andar, mais comprimido e decorado, e os quatro mostradores de relógio.

Os materiais utilizados na construção da Torre dos Clérigos foram, principalmente, o granito e o mármore.



[ENG]
The Clérigos Church is a Baroque church in the city of Porto, in Portugal. Its tall bell tower, the Torre dos Clérigos, can be seen from various points of the city and is one of its most characteristic symbols.

The church was built for the Brotherhood of the Clérigos by Nicolau Nasoni, an Italian architect and painter who left an extense work in the north of Portugal during the 18th century.
Facade of the Clérigos Church.

Construction of the church began in 1732 and was finished around 1750, while the monumental divided stairway in front of the church was completed in the 1750s. The main façade of the church is heavily decorated with baroque motifs (such as garlands and shells) and an indented broken pediment. This was based on an early 17th century Roman scheme. The central frieze above the windows present symbols of worship and an incense boat. The lateral façades reveal the almost elliptic floorplan of the church nave.

The Clérigos Church was one of the first baroque churches in Portugal to adopt a typical baroque elliptic floorplan. The altarpiece of the main chapel, made of polychromed marble, was executed by Manuel dos Santos Porto.

The monumental tower of the church, located at the back of the building, was only built between 1754 and 1763. The baroque decoration here also shows influence from the Roman Baroque, while the whole design was inspired by Tuscan campaniles. The tower is 75.6 metres high, dominating the city. There are 225 steps to be climbed to reach the top of its six floors. This great structure has become the symbol of the city.

In Oporto, Nicolau Nasoni was also responsible for the construction of the Misericórida Church, the Archbishop's Palace and the lateral loggia of Oporto Cathedral. He entered the Clérigos Brotherhood and was buried, at his request, in the crypt of the Clérigos Church.


From: (visit link)
Designação (Name): Igreja e Torre dos Clérigos

Categoria de protecção (Classification): MN - Monumento Nacional

Categoria/Tipologia (Type of heritage): Arquitectura Religiosa / Igreja

Concelho (City): Porto

Página do Património na base de dados da DGPC (Page of the Heritage at the DGPC database): [Web Link]

Wikipedia: [Web Link]

Visit Instructions:
[PT]
- Por favor forneça pelo menos uma foto tirada durante a sua visita.
- Por favor escreva um pouco sobre a sua visita. Diga o que achou. Gostou?

[ENG]
- Please provide at least a photo you have taken during your visit.
- And please write a little about your visit. Tell us what you thought, did you liked it?

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Património Português (Portuguese Heritage)
Nearest Geocaches
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log  
Corypunto visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 02/23/2023 Corypunto visited it
BeayPepe visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 01/10/2023 BeayPepe visited it
CONPER visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 02/21/2020 CONPER visited it
Castor007 visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 11/15/2019 Castor007 visited it
Fred_26_86 visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 11/18/2018 Fred_26_86 visited it
F5GSD visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 09/21/2018 F5GSD visited it
Bush-Rescue visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 09/08/2017 Bush-Rescue visited it
OLapis visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 08/12/2017 OLapis visited it
LeBourguignon visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 08/21/2016 LeBourguignon visited it
bmps2003 visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 12/05/2015 bmps2003 visited it
SpeedCity visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 07/22/2015 SpeedCity visited it
Daniel C visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 08/03/2012 Daniel C visited it
cache.a.lot visited Igreja e Torre dos Clérigos - Porto, Portugal 10/02/2011 cache.a.lot visited it

View all visits/logs