Castelo de Vinhais - Vinhais, Portugal
Posted by: Groundspeak Regular Member razalas
N 41° 50.142 W 006° 59.995
29T E 666071 N 4633468
O Castelo de Vinhais localiza-se em Vinhais, no distrito de Bragança, em Portugal.
Waymark Code: WMDR4E
Location: Vila Real, Portugal
Date Posted: 02/17/2012
Published By:Groundspeak Regular Member coisos
Views: 2

[PT]
"O castelo medieval

A povoação de Vinhais é fruto das iniciativas de centralização do território de Trás-os-Montes nas chamadas "vilas novas", sob controle direto da Coroa, melhor aparelhadas para atrair e organizar as populações. Uma primeira tentativa para a sua constituição regista-se sob o reinado de D. Sancho II (1223-1248), uma segunda, sob o de seu irmão e sucessor, D. Afonso III (1248-1279) que lhe outorgou foral em 20 de Maio de 1253, até que se constituiu a vila, "num cabeço fronteiro a Crespos", onde já existia um núcleo de povoamento organizado em torno da Igreja de São Facundo.[2].

Em meados do século XIII encontra-se a referência a Vinhais num documento de doação ao mosteiro leonês de São Martinho da Castanheira: "(...) in villa que vocitant Villar de Ossus in territorio Vinales". Vinhais, à época, não era um topónimo, mas sim um coronómio, visto que designava uma região, um território e não um lugar determinado.

Sob o reinado de D. Dinis (1279-1325), quando da elaboração do Catálogo de 1320-1321, não se encontra referida a sua Igreja Paroquial, o que indica que, tanto o templo quanto a fortificação terão tido construção bastante demorada. Datará do reinado deste soberano, possivelmente do final do século XIII a conclusão da cerca da vila, amparada por cinco ou seis torres, duas das quais flanqueando o portão. Por não possuir alcáçova, a torre de menagem integrava-se à cerca.

Sob o reinado de D. Fernando (1367-1433), o castelo foi ocupado por forças de Castela, entre 1369 e 1371.

Durante a crise de 1383-1385, o Alcaide-mor de Vinhais tomou partido por D. Beatriz, vindo posteriormente a reconhecer a soberania de D. João I (1385-1433). Esse processo não terá sido pacífico, uma vez que o seu Alcaide-mor, João Afonso Pimentel, revoltou-se em 1397 contra o soberano, passando-se para Castela, tendo a praça voltado à posse portuguesa apenas em 1403.

Sob o reinado de D. Afonso V (1438-1481), estando os domínios da povoação e seu castelo na família dos condes de Atouguia, o castelo foi objeto de reformas.

Posteriormente, sob o reinado de D. Manuel I (1495-1521), o castelo encontra-se figurado por Duarte de Armas (Livro das Fortalezas, c. 1509), de onde se pode depreender o mau-estado geral da fortificação: ao lado do portão principal, a face interna da torre de menagem, voltada para a vila, apresenta ruína e duas das torres restantes mostram desgaste nas fundações. Este soberano outorgou o Foral Novo à vila em 4 de Maio de 1512.

A partir do século XVI, apesar de se terem edificado uma barbacã e torreões complementares, a fortificação assistiu uma série de edificações serem adossadas aos antigos muros com o crescimento da povoação. Afirma-se que, em 1527, as muralhas já estavam parcialmente derruídas.

Embora nos séculos XVII e XVIII tenham sido promovidas algumas reparações, estas foram de pequena monta.

No século XX, os remanescentes do castelo foram classificados como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 28 de Junho de 1947.

No início da década de 1960, a Câmara Municipal tentou demolir esses remanescentes, ao que a população se opôs, mobiliando-se em torno da sua memória. Como resultado, foram promovidos trabalhos de consolidação e restauro, a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), no que sobrou: três portas, duas torres e alguns troços da antiga cerca, no lado Leste da povoação."

From: (visit link)



[EN]
"The fortress was probably built in the 13th century, despite the widening works that were carried out along the wall perimeter around the castle. Several improvement works followed under the ruling of D. Dinis, D. Fernando, D. João I and D. Manuel I. Vinhais castle increasingly gained a huge military importance, thanks to its strategic geographical position. The military Roman path converged here, from Braga (through Chaves), heading to Astorga through Bragança. You can still see vestiges of fort hills. The most important one is the citadel’s peak. The existing castle was demolished in 18th century, so that a church could be built in its place. However, the oval wall still preserves some of its curtains and part of a tower. "

From: (visit link)
Designação (Name): Castelo de Vinhais

Categoria de protecção (Classification): MN - Monumento Nacional

Categoria/Tipologia (Type of heritage): Arquitectura Militar / Castelo

Concelho (City): Vinhais

Página do Património na base de dados da DGPC (Page of the Heritage at the DGPC database): [Web Link]

Wikipedia: [Web Link]

Visit Instructions:
[PT]
- Por favor forneça pelo menos uma foto tirada durante a sua visita.
- Por favor escreva um pouco sobre a sua visita. Diga o que achou. Gostou?

[ENG]
- Please provide at least a photo you have taken during your visit.
- And please write a little about your visit. Tell us what you thought, did you liked it?

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Património Português (Portuguese Heritage)
Nearest Geocaches
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log  
Noe1 visited Castelo de Vinhais - Vinhais, Portugal 05/18/2015 Noe1 visited it