Convento de Chelas - Lisboa, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member Torgut
N 38° 44.412 W 009° 07.066
29S E 489765 N 4287953
This convent is located in a neglected area of Lisbon.
Waymark Code: WMM5BC
Location: Lisboa, Portugal
Date Posted: 07/24/2014
Published By:Groundspeak Premium Member lumbricus
Views: 5

The Convent of Chelas is also known as Convent of Saint Felix. It hosts the Historical Archive of Portuguese Army and it has a church attached. It's located in the parish of Marvila, a neglected area of Lisbon in the East part of the city.

Apparently it was built on a spot where the Romans built a religious temple which was successively upgraded and renovated resulting in the building which can be seen today on the spot.

It's managed by the army since the middle 19th Century, when the Religious Orders were abolished in Portugal.

The cloister and the inside are very interesting, but observed from the street it's a dull, ugly building.


Further details, in the Portuguese text:

No séc. IX, o Rei de Leão e das Astúrias, Afonso III, o Magno, tomou Lisboa aos Mouros, datando de então a entrega ao Convento de Chelas das relíquias de Santo Adrião e de sua mulher Santa Natália. O edifício, que acusa a marca de obras sucessivas, sofreu as mais importantes no tempo de D. Afonso Henriques, que o fez de novo sagrar, e de D. Manuel I, que o valorizou com um Portal. Este Convento foi classificado de monumento nacional até 20Jan30, data da publicação do Decreto n.º 17.954 em que apenas era considerado como tal o portal manuelino da Igreja e a sua galilé.

Depois do terramoto de 1755 foi enriquecido com valiosa obra de talha. Ao que parece o mosteiro foi dúplex, isto é, teve duas comunidades separadas de freiras e de frades até 1219, ano em que D. Soeiro Viegas, Bispo de Lisboa, o entregou às freiras regrantes de Santo Agostinho. Segundo Baltazar Matos Caeiro em “Os Conventos de Lisboa”, o convento possuía em 1551 uma renda de 1250 cruzados, com 48 freiras de véu preto, 12 noviças e 25 serviçais para serviços comuns. De realçar o pórtico Manuelino e a galilé forrada de azulejos seiscentistas e a zona conventual com claustro igualmente forrado com painéis azulejados da época, que, pese embora os “atentados” sofridos ao longo dos anos, ainda hoje fazem as delícias dos conhecedores da matéria que aqui se deslocam com frequência em passeios culturais, visitas de estudo, etc.

Foi neste convento que a Marquesa de Alorna esteve em clausura até completar 18 anos (1768), juntamente com sua mãe e irmão, a mandato do Marquês de Pombal. Após a abolição das Ordens Religiosas, nos finais do séc. XIX, aqui foi instalada uma fábrica de pólvora sem fumo, um recolhimento para viúvas e órfãos de militares das CEP e o arquivo do Ministério do Exército (1889).
Full name of the abbey/monastery/convent: Convento de São Félix

Address:
Convento de Chelas
Largo de Chelas
Lisboa, Portugal


Religious affiliation: Christian Catholic

Status of Use: Converted to Other Use

Date founded/constructed: Not listed

Web Site: Not listed

Visit Instructions:
Describe your visit, including the date, with as much detail as possible, AND contribute at least ONE PHOTO, original, different from those already in the gallery, if possible.

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Abbeys, Convents and Monasteries
Nearest Geocaches
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
There are no logs for this waymark yet.