Igreja de São Martinho de Cedofeita - Porto, Portugal
Posted by: Groundspeak Regular Member razalas
N 41° 09.329 W 008° 37.297
29T E 531747 N 4556086
Quick Description: [PT]Igreja de São Martinho de Cedofeita também conhecida como a Igreja românica de Cedofeita é considerada a mais antiga do Porto.[EN]Church of São Martinho de Cedofeita also known as Romanesque Church of Cedofeita is considered the oldest in Porto.
Location: Porto, Portugal
Date Posted: 7/25/2011 4:45:37 PM
Waymark Code: WMC4WD
Published By: Groundspeak Regular Member coisos
Views: 5

Long Description:
[PT]
Pelo menos dois templos antecederam a actual construção românica da Igreja de São Martinho de Cedofeita. Uma inscrição colocada no tímpano do portal principal em 1767, que verosimilmente copia uma anterior, menciona um primitivo templo neste local, datável do período da dinastia sueva, em pleno século VI. Este facto fomentou a crença em muitos autores num passado mais recuado do que realmente se pode provar para o local onde o Românico ergueu a sua igreja.
Os vestígios mais recuados actualmente conservados datam de finais do século IX ou inícios do seguinte. Na sequência da presúria do Porto por Vímara Peres, em 868, aqui se (re)construiu um templo, de que restam os dois capitéis do arco triunfal, reaproveitados posteriormente na obra românica. Estes capitéis constituem um dos indicadores mais importantes da dinâmica construtiva que acompanhou a primeira reconquista dos territórios ao longo do Douro e estilisticamente relacionam-se com obras tardo-asturianas, como as igrejas de S. Salvador de Valdediós e Priesca, ambas já de inícios do século X. Uma das características mais importantes destas peças é o material em que foram realizadas, um calcário brando, ao que tudo indica da região de Coimbra, facto que contrasta com o uso generalizado do granito na obra posterior.
Mas antes de se proceder à construção românica que hoje subsiste existiu uma campanha do século XI, com certeza patrocinada pelo Bispo de Braga, D. Pedro, que chegou mesmo a sagrar o templo em 1087. Desta segunda obra restam as partes baixas da capela-mor, com as suas arcarias cegas assentes em bases muito arcaicas.
A fase plenamente românica de São Martinho de Cedofeita aconteceu já em época bastante tardia, na viragem para o século XIII. Um documento do reinado de D. Afonso II menciona a reconstrução do edifício ao tempo de D. Afonso Henriques, mas até ao momento não foi possível confirmar arqueologicamente esta indicação.
O projecto que hoje se pode observar concebeu uma igreja de nave única, composta por dois corpos justapostos (a capela-mor e a nave) - facto que foi já interpretado como um indicador mais de persistência pré-românica - totalmente abobadada, característica que não se repetirá em nenhuma outra igreja românica de nave única que tenha chegado até aos nossos dias. O plano englobava ainda uma fachada principal harmónica, com um corpo central composto por portal e janela ladeado por duas torres, uma das quais (a do lado Norte) ter-se-á mesmo chegado a construir, como se depreende de um desenho do imóvel de 1906.
Mas a importância deste templo para a História da Arte românica nacional deve-se ao facto de a sua decoração aplicada corresponder a um fenómeno de dispersão das oficinas de Coimbra, após a realização dos principais templos românicos daquela cidade (a Sé-Velha e a Igreja de Santiago). Com efeito, a temática que decora a esmagadora maioria dos capitéis da igreja revela a transposição de modelos coimbrãos, com aves debicantes, leões afrontados, etc. Particularmente importante a este nível é o tímpano do portal Norte, decorado com um Agnus Dei (cordeiro místico que simboliza Cristo no Apocalipse), cujo tratamento anatómico, composição e envolvimento numa laçaria espiralada vegetal é praticamente idêntico a uma peça conservada no Museu N. Machado de Castro, em Coimbra.
A Igreja de Cedofeita é um dos primeiros monumentos do Norte a repetir o formulário escultórico e iconográfico coimbrão. Muito provavelmente, foi uma obra a par do projecto românico tardio da Sé do Porto, onde terá trabalhado Soeiro Anes, um nome ligado à Sé Velha de Coimbra. Assim se explicaria a ligação evidente ao Românico da cidade do Mondego.E assim se explicaria o estatuto de Cedofeita como uma das construções de referência para o chamado Românico tardio do Douro Litoral.

Fonte: (visit link)

No local existe uma placa informativa que diz:
"A tradição aponta para a existencia de um mosteiro fundado no séc. VI. Do antido conjunto conventual sobreviveram dois capitèis calcários, já do perìodo da Reconquista Cristã. O templo sofreu uma reforma em 1087, conservando a capela-mor arcadas cegas ainda deste período. Após a sua transformação em Colegiada, a igreja sofreu uma importante remodelação a partir de finais do séc. XII. À semelhança da sé do Porto, trabalharam aqui artistas de formação coimbrã, como se comprova pelo tìmpano do Agnus-Dei e pelo desenho de diversos capitéis. Posteriormente alterada, a igreja teve na década de 1930 grandes obras de restauro."


[ENG]
At least two previous buildings occupied the same place: one built around the 10th century, from which two pre-romanesque capitals are preserved in the interior, and another consecrated in 1098 by the Bishop of Braga, from which the lower part of the main chapel has survived. The remaning contruction dates between the 12th and the 13th centuries in romanesque style.
The Church of Cedofeita was restored in the 20th century.

The main façade of the Church of Cedofeita has a romanesque, round-arched portal topped by a very narrow window that looks like an arrow slit. The tympanum of the main portal has a 18th century inscription, probably a copy of an earlier one, that tells that the church was founded in the 6th century.

From wikipedia

There is an Historical Marker that says:
"Acording to tradition a monastery was founded here in the 6th century. Two limestone capitals dating from the Reconquering of iberia remain from the original building. The church was gratly altered in 1087 but the blind arches of the chancel were retained. The Church was also substantially remodelled from the end of the 12th century onwards."
Designação (Name): Igreja de São Martinho de Cedofeita

Categoria de protecção (Classification): MN - Monumento Nacional

Categoria/Tipologia (Type of heritage): Arquitectura Religiosa / Igreja

Concelho (City): Porto

Página do Património na base de dados da DGPC (Page of the Heritage at the DGPC database): [Web Link]

Wikipedia: [Web Link]

Visit Instructions:
[PT]
- Por favor forneça pelo menos uma foto tirada durante a sua visita.
- Por favor escreva um pouco sobre a sua visita. Diga o que achou. Gostou?

[ENG]
- Please provide at least a photo you have taken during your visit.
- And please write a little about your visit. Tell us what you thought, did you liked it?

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Património Português (Portuguese Heritage)
Nearest Geocaches
Nearest Benchmarks
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log  
F5GSD visited Igreja de São Martinho de Cedofeita - Porto, Portugal 9/23/2018 F5GSD visited it
Monty&Miru visited Igreja de São Martinho de Cedofeita - Porto, Portugal 7/6/2013 Monty&Miru visited it

View all visits/logs