Castelo de Arnoia - Celorico de Basto, Portugal
Posted by: Groundspeak Regular Member razalas
N 41° 21.806 W 008° 03.111
29T E 579301 N 4579536
Quick Description: The Castelo de Arnoia is classified as a National Monument and is part of the famous Romanesque Route that exist in the north of Portugal.
Location: Braga, Portugal
Date Posted: 8/10/2020 3:17:46 AM
Waymark Code: WM12YZF
Published By: Groundspeak Regular Member coisos
Views: 0

Long Description:
-=:=-


Castelo de Arnoia


[PT]
O Castelo de Arnóia (conhecido também como Castelo de Moreira e Castelo dos Mouros), situado entre Arnóia e Moreira, no concelho de Celorico de Basto, está classificado como Monumento Nacional desde 1946 e é propriedade do Estado. Foi um importante Castelo cabeça de terra, referido já nas inquirições de 1258 e a sua construção enquadra-se no movimento de encastelamento que entre os séculos X e XII marcou o território europeu.

Situado no topo de uma elevação com excelente visibilidade, este Castelo é constituído por uma torre de menagem de planta quadrangular, protegida por um recinto muralhado. No sopé do Castelo desenvolveu-se a povoação de Aldeia do Castelo, que foi sede de concelho, com Casa da Câmara, Pelourinho e Cadeia. No monte fronteiro ao Castelo situa-se a Forca, que tal como o Pelourinho, foram restaurados nos anos 60 do séc. XX.

Foram identificados testemunhos arqueológicos relativos à ocupação da fortaleza entre os séculos XIV e XVI. Esta é já a época de decadência da estrutura que, em tempo de paz, era um mero símbolo de organização administrativa e do poder senhorial que tutelava o território. O abandono deu-se definitivamente a partir de 1717, quando as elites deixaram o pequeno lugar da vila de Basto, mudando a sede do concelho para a freguesia de Britelo, onde hoje se localiza Celorico de Basto.

A memória da pequena vila de Basto ainda persiste ao longo do ramal que lhe deu origem e que ligava a velha estrada da Lixa (Felgueiras) à importante via Amarante-Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto), hoje identificada como aldeia do Castelo. O pelourinho, a casa das audiências e a botica lembram a movimentada rua ao longo da qual se desenvolveu a povoação.

[EN]
"Castle of Arnóia (also known as Castle of Moreira and the Moorish Castle), is situated between Arnóia and Moreira in Celorico de Basto, is classified as a National Monument since 1946 and is State property. Was an important head of land Castle referred already in the year of 1258 interrogations and its construction is part of the castling movement that marked the European territory between the X and XII centuries.

Situated on top of a hill with excellent visibility, this Castle consists of a main tower of square plan, protected by a walled enclosure. At the base of the Castle was developed the settlement of the Castle Village which was the county seat, with a Town Hall, Pillory and Jail. On the hill front to the Castle is situated the Gallows, that as the Pillory, were restored in the decade of 60 of the XX century."

Retrieved from:https://culturanorte.gov.pt



Webpage of the IPA Database entry: [Web Link]

Code Number at the IPA Databse: IPA.00001899

Visit Instructions:
[EN]
 - Please provide at least one photo you have taken of the site. 
- Write something about your visit to the site.
[PT]
- Pelo menos uma foto tirada por ti no local. 
- Escreve algo sobre a tua visita ao local.
Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Portuguese Inventory of Architectural Patrimony
Nearest Geocaches
Nearest Benchmarks
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
There are no logs for this waymark yet.