Pelourinho de Óbidos - Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member tofixe
N 39° 21.716 W 009° 09.439
29S E 486447 N 4356953
O Pelourinho da Vila de Óbidos datado do sec. XVI. The Pillory of the city of Óbidos dated from the XVI century.
Waymark Code: WMX4V3
Location: Leiria, Portugal
Date Posted: 11/27/2017
Published By:Groundspeak Premium Member Dragontree
Views: 3

A vila de Óbidos foi conquistada ao domínio árabe por D. Afonso Henriques, em 1148, e foi doada a D. Urraca, mulher de D. Afonso II, em 1210. Pertenceu até 1834 à Casa das Rainhas, onde terá sido emitido o seu primeiro foral, outorgado em data desconhecida. Teve foral novo de D. Manuel, dado em 1513. Conserva um pelourinho, provavelmente pouco anterior ao foral manuelino, na pitoresca rua deitando para o largo central da vila, onde se ergue a Igreja Matriz. Tem curiosa localização, não apenas por se encontrar num rua relativamente estreita, em varanda sobre o referido largo, mas igualmente por se encontrarem os seus degraus parcialmente embebidos no muro que separa a rua da praça fronteira.
O conjunto ergue-se sobre uma plataforma de três degraus circulares, de aresta, formado por blocos toscamente aparelhados, estando cerca de um terço da sua área embebido no muro. Os degraus serão de factura moderna, uma vez que em gravuras antigas são representados com formato octogonal (E. B. de Ataíde MALAFAIA, 1997). A coluna assenta em base tardo-gótica, de planta octogonal com faces côncavas, interceptadas horizontalmente por duas molduras circulares salientes. O topo deste bloco procura concordância com o fuste, que se levanta em coluna cilíndrica lisa, com grosso anel medial encordoado. No cimo do fuste adossam-se dois símbolos heráldicos, um escudo nacional coroado e um camaroeiro (rede de arrastar). O capitel é em forma de coroa aberta, de boas dimensões e decoração vegetalista, e do interior da qual se projecta o remate. Este é composto por uma esfera ou pinha, encimada por um anel duplo e um pequeno troco cónico espiralado. A grimpa é uma bandeirola de catavento bifurcada, em ferro.
A aposição de heráldica muito destacada é tipicamente manuelina, sendo neste caso digno de particular realce o facto de conviver o escudo real coroado com o camaroeiro, emblema de D. Leonor, a rainha velha. De facto, D. Leonor e D. João II haviam residido em Óbidos, e esta era, conforme citado, pertença da Casa das Rainhas. É essencialmente a D. Leonor, que era, recorde-se, irmã de D. Manuel, que a simbólica do pelourinho alude; de resto, vimos que este se levanta diante da Igreja de Santa Maria da vila, templo de raiz medieval que foi profundamente reformado por D. Leonor, entre finais do século XV e o início do XVI.
Source: (visit link)
Type of Device: Pillory

What is the approximate age?: 01/01/1500

How do you rate this item?:

Associated Website: [Web Link]

Visit Instructions:
Please submit your visiting log with a picture of the object and include some interesting information about your visit.
Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Punishment and Disciplinary Devices
Nearest Geocaches
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log  
jasperdakota visited Pelourinho de Óbidos - Portugal 12/29/2023 jasperdakota visited it
T-Team! visited Pelourinho de Óbidos - Portugal 03/06/2022 T-Team! visited it
F5GSD visited Pelourinho de Óbidos - Portugal 09/26/2018 F5GSD visited it

View all visits/logs