Henry the Navigator / Infante D. Henrique - Lagos, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member vraatja
N 37° 06.038 W 008° 40.230
29S E 529278 N 4106086
Bronze statue of Prince Henry the Navigator, major figure of the Portuguese "Age of Discovery" as one of the most striking elements of Infante Square in Lagos / Estátua do Infante D. Henrique em Lagos.
Waymark Code: WMMDFG
Location: Faro, Portugal
Date Posted: 09/04/2014
Published By:Groundspeak Premium Member Dorcadion Team
Views: 12

EN

Prince Henry the Navigator, was an important figure in the early days of the Portuguese Empire and the Age of Discoveries in total. He was responsible for the early development of European exploration and maritime trade with other continents. In 1419, Henry’s father appointed him governor of the province of the Algarve. He sponsored voyages down the coast of Africa which returned with numerous African slaves and goods. The port of Lagos was the harbor from which these expeditions left.

In the centre of the square named after him - Praça Infante Dom Henrique- stands a statue, inaugurated in 1960 on the 500th anniversary of his death. The overlife-size staue made of bronze is placed on limestone plinth and it is the work of Portugese sculptor Leopoldo de Almeida (1898-1975). It depicts the Prince Henry sitting on chair, wearing long suit, a hat, holding a sextant and overlooking the harbor of Lagos.

Henry the Navigator (* March 4, 1394 - + Nov. 13, 1460)

Portuguese prince and patron of explorers. Prince Henry was the third son of King John I (João I) of Portugal and his English wife, Philippa of Lancaster. He helped his father capture the Moroccan city of Ceuta in 1415 and served as governor of Ceuta and later of the Portuguese province of Algarve. He established his own court at Sagres and sponsored voyages of discovery in the Madeira Islands and along the western coast of Africa. As grand master of the Order of Christ, he gained funds for backing voyages aimed at the conversion of pagans. His patronage led to the development of the Portuguese caravel and improved navigational instruments and the advancement of cartography.

PT

Monumento ao Infante D. Henrique

Inaugurada em 1960, de autoria do escultor Leopoldo de Almeida, constitui uma obra de arte que imortaliza a figura do Infante e a sua permanência em Lagos durante parte significativa da sua vida. Aqui dirigiu a fase Henriquina dos Descobrimentos portugueses. É conhecido mundialmente pelo cognome de "O Navegador". Natural de Lisboa, Leopoldo de Almeida é uma referência nacional no âmbito da estatuária de índole histórica.

Infante D. Henrique

Filho do rei D. João I e de D. Filipa de Lencastre, o infante D. Henrique nasceu na cidade do Porto em 1394, vindo a falecer em 1460. Ficou conhecido por o Navegador, mas foi-o de terra firme. O seu epíteto advém da forma como protegeu e instigou as primeiras viagens expansionistas, ficando para sempre ligado a este glorioso período da História de Portugal, sendo decisiva a sua ação no Norte de África e no Atlântico. A sua obra já era de então conhecida na Europa, como atesta uma carta escrita pelo sábio italiano Poggio Bracciolini ao Infante, em 1448-1449. O letrado italiano compara os seus feitos aos de Alexandre, o Grande, ou aos de Júlio César, enaltecendo-os ainda mais por serem conquistas de locais desconhecidos de toda a Humanidade.
D. Henrique era um homem muito poderoso, como o atesta o título de Infante, que usava em detrimento de duque. Seguindo a tradição da época, recebeu uma educação exemplar, mas profundamente religiosa. A sua moral enquadra-se dentro do moralismo puritano inglês, que se revela também nos escritos de seu pai e de seus irmãos, preocupados em emitir juízos morais e em dar conselhos. Também ele deixou conselhos escritos e um breve tratado de teologia. De entre os inúmeros cargos que exerceu foi "protetor" da Universidade de Lisboa, isto é, o procurador da instituição junto do rei, cargo de grande prestígio atribuído pelos reis apenas a figuras de grande importância social. Da sua ação dentro da Universidade destaca-se a renda que concedeu ao curso de Teologia. Fica ainda a dúvida sobre uma provável instituição da cadeira de Matemática ou de Astronomia, atribuição ligada a toda a mitologia criada em torno da sua pessoa. Na verdade, o seu interesse pela navegação terá permitido patrocinar uma escola de cartografia, trazendo de Maiorca um judeu chamado Jaime, conhecedor da ciência. Contudo, nada aponta ainda para o uso de instrumentos de navegação astronómica e para a invenção da carta plana, instrumentos depois necessários nas navegações atlânticas, nem para a existência de uma grande escola em Sagres. Tudo isto faz parte da auréola que se foi criando à sua volta.
De facto, aquilo que sabemos desta personagem enigmática foi-nos deixado por Gomes Eanes de Zurara, na Crónica da Guiné, onde o Infante é exaltado de forma quase sobrenatural ("príncipe pouco menos que divinal"). O cronista traça o seu retrato psicológico dando grande ênfase às suas qualidades virtuosas e pias, como a castidade e o facto de não beber vinho. Segundo o seu relato, D. Henrique não era avarento, era um trabalhador aplicado, que para dedicar o tempo necessário aos seus projetos suprimia as horas de repouso noturno. O seu feitio obstinado revela-se na teimosia em manter Ceuta, ainda que o preço a pagar tenha sido a liberdade do seu irmão, D. Fernando, depois cognominado popularmente de "Infante Santo". A D. Henrique se devem feitos como a tomada de Ceuta em parceria com seu pai e irmãos, embora também tenha participado no desastre de Tânger; a armada das Canárias; a guerra que os seus navios faziam aos infiéis, principalmente piratas; o povoamento das "descobertas" ilhas Atlânticas, particularmente notável na Madeira. Foi ele quem mandou vir da Sicília a cana-de-açúcar e os "técnicos" para supervisionarem o seu cultivo e a sua transformação, fazendo da Madeira uma importante região produtora de açúcar.
A sua figura foi guindada à galeria dos heróis nacionais entre finais do século XIX e princípios do século XX, inserindo-se numa corrente nacionalista que desejava "reaportuguesar" Portugal. Aquando do centenário do seu nascimento, a cidade do Porto, liderada pela voz de Joaquim de Vasconcelos, tomou a iniciativa das comemorações de forma a rivalizar com a celebração lisboeta do centenário de Camões. A ideia era equiparar o espírito da cidade à coragem, energia e iniciativa do Príncipe Navegador, erguendo-lhe uma estátua e atribuindo o seu nome a uma rua. Este mesmo espírito nacionalista levou a que muitos artistas o retratassem e o esculpissem, ou que a ele dedicassem obras, como a de Manuel Barradas, segundo o qual o "Infante fora grande por ser a encarnação fanática de uma ideia".
Outro facto que contribuiu para a sua notabilidade foi a divulgação, por Joaquim de Vasconcelos, dos painéis de S. Vicente de Fora, atribuídos a Nuno Gonçalves, onde o artista português Columbano identificara uma das personagens como sendo o Infante. O homem do chapeirão aparece também no manuscrito da Crónica da Guiné, de Zurara, conservado na Biblioteca de Paris, o que reforça esta ideia. Assim, o Infante D. Henrique passa a ser uma das personagens de eleição do nacionalismo português, que dominou durante o Estado Novo, representando a coragem, o dinamismo e o espírito empreendedor do povo português.

Cited from (visit link)
URL of the statue: Not listed

Visit Instructions:
You must have visited the site in person, not online.
Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Statues of Historic Figures
Nearest Geocaches
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
Date Logged Log User Rating  
Technologist3 visited Henry the Navigator / Infante D. Henrique - Lagos, Portugal 09/21/2023 Technologist3 visited it
PetjeOp visited Henry the Navigator / Infante D. Henrique - Lagos, Portugal 12/20/2021 PetjeOp visited it
qc2m visited Henry the Navigator / Infante D. Henrique - Lagos, Portugal 04/15/2019 qc2m visited it
Theodd1 visited Henry the Navigator / Infante D. Henrique - Lagos, Portugal 07/23/2017 Theodd1 visited it

View all visits/logs