Historic Forts Tile Mural - Alhandra, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member RuiJSDuarte
N 38° 55.648 W 009° 00.666
29S E 499037 N 4308727
A huge and awesome tile mural naer Vila Franca de Xira.
Waymark Code: WMK1KF
Location: Lisboa, Portugal
Date Posted: 01/30/2014
Published By:Groundspeak Premium Member silverquill
Views: 6

Beneath A1 (autoroute connecting Lisbon to Oporto) we can find these spectacular mural, representing some of the ancient forts that protected Lisbon from the french invasions.

"Ainda cheira a fresco um gigante mural, em azulejo, colocado no lado poente dos pilares, agora com cara lavada, que seguram o tabuleiro da auto-estrada nº 1, junto à estrada nacional 10 na vila de Alhandra, evocativo dos combates que naquela localidade se realizaram aquando das invasões francesas.
O mural conta a história e as estórias do que então se passou na contenda que opôs as tropas napoleónicas e, de forma sequencial, bem como a localização dos respectivos dispositivos de defesa da seguinte forma:
- Bateria do Tejo, composta por 14 canhoeiras; Bateria nº 1 da estrada; bateria nº 2 do Conde; reduto nº 3 da Boa Vista; bateria nº 4 de São Fernando; reduto nº 114 - 1º de Subserra; reduto nº 115 - 2º de Subserra; reduto nº 116 - 3º de Subserra; reduto nº 118 - o Moinho Branco ou dos Sinais; bateria 117 - 4ª de Subserra; reduto da Costa da Freira; reduto da Entrega; reduto nº 120 - Novo do Formoso; reduto nº 5 - Serra do Formoso.
Para além dos dados ora descritos, ainda se pode ler no mural: "Linhas de Torres - Distrito de Alhandra ou 1º Distrito da 1ª linha. Era constituído por 30 Redutos e Baterias num total de 12 peças de calibre 6, 41 peças de calibre 9, 35 peças de calibre 12 e 86 canhoeiras.
O Distrito de Alhandra tinha na Serra de Alhandra, como ponto culimante o Reduto nº 118 - o Moinho Branco, também conhecido como Reduto dos Sinais, a uma altitude de 318 metros. Este era o Reduto telegrafo de Alhandra (num mastro de uma verga, no qual os balões se encontravam suspensos, o vocabulário era o da Marinha, feito por marinheiros ingleses).
Sobre os acontecimentos dignos de registo no Distrito de Alhandra, deram-se três combates entre as tropas Amglo-Lusas e o exército napoleónico, no concelho da vila de Alhandra e, que ficaram historicamente conhecidos por: 1º combate de Alhandra, em 14 de Outubro de 1810, em que entrou o Regimento de Infantaria nº 12, na força de 152 homens, tendo por perda 1 oficial e 2 soldados; 2º combate de Alhandra, em 16 de Outubro de 1810, em que entraram o Regimento de Infantaria nº 12 e o Regimento de Artilharia nº 4, na força de 367 homens, tendo por perda 1 oficial e 6 soldados feridos; combate do Bulhaco, em 28 de Outubro de 1810, em que entrou o Regimento de Infantaria nº 2, na força de 304 homens, não tendo havido perda alguma.
É de referir que em 12 de Outubro de 1810, houve um reconhecimento feito ao Distrito de Alhandra, pelos generais franceses Montebrum e Saint-Croix, tendo uma das peças de artilharia instalada nas 14 barcas - canhoeiras inglesas que faziam parte da "Bateria do Tejo", disparado sobre eles, tendo acertado no General Saint-Croix, o matou imediatamente.
No dia 16 de Outubro de 1810, o General Massena veio fazer um reconhecimento do Distrito de Alhandra, tendo o Reduto nº 120 - Novo do Formoso, disparado um tiro de aviso, o qual quase atingiu o General Massena, tendo o General cumprimentado o Reduto pela precisão do tiro. Seguidamente veio a abandonar as linhas, provavelmente já com a decisão de não forçar mais a entrada em Lisboa.
A 14 de Novembro de 1810, o General Massena, Comandante do exército napoleónico, desocupa as posições tomadas defronte das linhas, tendo a 15 de Novembro do mesmo mês e ano, as tropas Anglo-Lusas, iniciado a partir de Alhandra, uma perseguição das tropas invasoras, comandadas pelo Tenente-General, Sir Rowlan Will.
Fonte: Vida Ribatejana de 31-03-2004"
City: Alhandra

Location Name: Struture

Artist: Micaela Slichini / I.Serra

Date: 2003

Media: Tile

Relevant Web Site: [Web Link]

Visit Instructions:
Please give the date and description of your visit. One original photo of the mural must also be submitted. GPSr photo NOT required.
Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Murals
Nearest Geocaches
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
There are no logs for this waymark yet.