Casa dos Maciéis Aranhas - Braga, Portugal
Posted by: Groundspeak Regular Member razalas
N 41° 33.161 W 008° 25.680
29T E 547702 N 4600271
[PT]A Casa dos Maciéis Aranhas esta situada na cidade de Braga e esta classificada como Imóvel de Interesse Público.[EN]The Casa dos Maciéis Aranhas is located in the city of Braga and is classified as Portuguese Heritage.
Waymark Code: WMFTG8
Location: Braga, Portugal
Date Posted: 11/28/2012
Published By:Groundspeak Premium Member Dragontree
Views: 2

[PT]
"A Casa que pertenceu à família dos Maciéis Aranhas é uma construção barroca, do século XVIII, que desempenha um papel de grande significado no contexto urbano de Braga e, em particular, no que diz respeito ao Campo da Vinha. Este constituí o mais antigo espaço público da cidade, extra-muros (OLIVEIRA, 1999, p.71), e deve-se à iniciativa do Arcebispo D. Diogo de Sousa, proprietário desta vinha (denominada de Santa Eufémia) em consequência da permuta que efectuou com a sua Quinta do Paço de Ançariz, em Escudeiros, no ano de 1508 (IDEM).
Os prelados que lhe sucederam introduziram novas alterações neste Campo, que gradualmente tomou a forma que hoje conhecemos. Pelo caminho ficaram edifícios religiosos e civis dos quais apenas resta a memória, como é o caso do imponente Seminário de S. Pedro, começado a edificar em 1571 ou 1572; ou o Recolhimento das Beatas do Campo da Vinha. Outros, porém, conservam-se, como o convento do Pópulo, cujas obras tiveram início em 1506; o convento do Salvador, hoje Lar Conde de Agrolongo; ou o edifício dos monges de Tibães, transformado em hotel, e o seu claustro em centro comercial (IDEM, p. 73).
A Casa dos Maciéis Aranhas situa-se no extremo poente deste Campo, juntamente com outras casas do século XVII ou XVIII, destacando-se pelo seu portal, que fecha o U desenhado pelos blocos habitacionais. Este imóvel tem levantado alguma discórdia entre aqueles que lhe têm dedicado algumas linhas. Na verdade, falta um estudo mais aprofundado para esclarecer, definitivamente, a sua atribuição, ou não, ao arquitecto Carlos Amarante.
Alberto Feio (1951, p. 20) defende a autoria de Amarante para todo o conjunto, enquanto Eduardo Pires de Oliveira (1999, p. 74) se opõe veemente a esta ideia, por considerar ser o edifício do início do século XVIII ou mesmo do final da centúria anterior. Do século passado apenas admite ser o portão. Na sua dissertação de mestrado, Eduardo Alves Duarte refere-se ao imóvel de forma ambígua, indicando ser este um dos primeiros projectos de Carlos Amarante em Braga, ainda que sem conhecer a data precisa da sua construção, para depois afirmar que "apenas alguns pormenores arquitectónicos (festões junto ao escudo de armas) podem indiciar a autoria do arquitecto" (DUARTE, 2000, p. 100). Assim, até que surjam novos dados, permanece a controvérsia sobre a atribuição deste projecto.
O imóvel desenvolve-se numa planta em U, unido pelo muro onde se abre o portão. Este, é definido por pilastras toscanas, que suportam o entablamento e um frontão em cujo tímpano se exibe o brasão de armas dos Maciéis e Aranhas.
Na fachada principal, os corpos laterais, de dois andares, são rasgados por janelas de verga recta, sendo a do andar nobre de sacada assentes em mísulas. O corpo central, recuado em relação aos restantes, apresenta portas e janelas de linhas rectas, a que se sobrepõe, no piso nobre, uma varanda aberta por arcos abatidos assentes sobre colunelos. Acede-se a este espaço através de uma escadaria, situada num dos extremos."

Fonte: (visit link)


[EN]
"The house that belonged to the family of Maciéis Spiders is a baroque building from the eighteenth century, which plays a role of great significance in the context of urban Braga, in particular with regard to the field of Vine. This constitutes the oldest public space in the city, extramural (OLIVEIRA, 1999, p.71), and due to the initiative of Archbishop Diogo de Sousa, owner of this vineyard (named Santa Eufemia) as a result of the exchange you made with your Quinta do Paco de Ançariz in Squires, in the year of 1508
The House of Spiders Maciéis is located at the western end of the Campo, along with other houses of the seventeenth or eighteenth century, notable for its portal, which closes the housing blocks designed by U."

From: (visit link)
Earliest Recorded Date of Construction: 01/01/1700

Architectural Period/Style: baroque

Type of Building e.g. Country House, Stately Home, Manor:
City Manor


Interesting Historical Facts or Connections:
Classified as Portuguese Heritage.


Main Material of Construction: Stone

Private/Public Access: Private

Related Website: [Web Link]

Rating:

Additional Dates of Construction: Not listed

Architect (if known): Not listed

Landscape Designer (if known): Not listed

Listed Building Status (if applicable): Not listed

Admission Fee (if applicable): Not Listed

Opening Hours (if applicable): Not listed

Visit Instructions:
Tell us about your visit with any details of interest about the property. Please supply at least one original photograph from a different aspect taken on your current visit.
Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Nearest Waymarks
Nearest Pre-Victorian Historic Homes
Nearest Geocaches
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
There are no logs for this waymark yet.