Convento de São Francisco do Monte - Viana do Castelo, Portugal
Posted by: Groundspeak Premium Member razalas
N 41° 42.989 W 008° 49.529
29T E 514517 N 4618313
Quick Description: O Convento de São Francisco do Monte localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Location: Viana do Castelo, Portugal
Date Posted: 12/30/2011 9:43:20 AM
Waymark Code: WMDDMB
Published By: Groundspeak Premium Member silverquill
Views: 2

Long Description:
[PT]
"

Implantado na encosta do Monte de Santa Luzia, o Convento de São Francisco de Viana foi fundado em finais do século XIV, sendo a primeira casa conventual edificada na vila da foz do Lima.
Mantendo da edificação original a estrutura da capela-mor, o convento foi totalmente remodelado em 1554, numa obra custeada por Gonçalo Parreira Vilas Boas, fidalgo da Areosa. Desta campanha de gosto renascentista subsistem alguns portais e o claustro de ordem jónica, dividido em dois pisos com quatro alas. À volta deste claustro quinhentista foi organizado o complexo conventual, embora subsistam poucos elementos da estrutura então edificada.
Em 1590 a igreja primitiva foi totalmente remodelada, sendo então edificado o coro-alto. No entanto, no ano de 1612 o Convento de São Francisco ficava reduzido a oratório, uma vez que foi construído no centro da vila o Convento dos Capuchos, para onde transitaram a maior parte dos frades até então residentes no Monte.
Entre 1751 e 1759 eram remodelados alguns elementos do conjunto conventual, a expensas de Sebastião Pinto Sotto Maior, padroeiro de São Francisco. Desta grande obra subsistem o portal principal do templo, a portaria, alguns espaços conventuais e uma pequena capela, de planta quadrada, situada numa das alas do convento.
Até ao primeiro quartel do século XIX, o convento foi sendo objecto de sucessivas obras de remodelação. Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, o convento foi comprado em hasta pública pelo Visconde de Carreira, que constituiu no espaço da cerca uma exploração agrícola.
A partir da década de 60 do século XX o espaço conventual entrou em progressivo estado de degradação, e em 1987 o seu último proprietário, Rui Feijó, doou-o à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.
Actualmente o Convento de São Francisco apresenta-se num lamentável estado de ruína e abandono, embora tenham sido feitos esforços para a sua recuperação."

Fonte: (visit link)

[EN]
"It was one of the first three convents of the Order of Friars Minor to be raised in the country, dating from the late fourteenth century.

Has undergone several expansions over the course of its existence, coming eventually to become an Oratorio, when his brothers were transferred to the Convent of St. Anthony of the Capuchins (1625).

Later came to be abandoned, possibly due to its location difficult to access, having been rebuilt from 1751.

With the suppression of religious orders in the country (1834) and subsequent sale of their property by the liberal state, the monastery passed into the hands of the Holy House of Mercy.

It is held by the Polytechnic Institute of Viana do Castelo since 2001, and the process of classification of the property was opened by an Order issued on February 8, 2002.

It is currently in ruins."

From: (visit link)
Full name of the abbey/monastery/convent: Convento de São Francisco do Monte

Address:
Viana do Castelo, Viana do Castelo Portugal


Religious affiliation: Católica

Date founded/constructed: Século XIV

Web Site: [Web Link]

Status of Use: Abandoned Ruin

Visit Instructions:
Describe your visit, including the date, with as much detail as possible, AND contribute at least ONE PHOTO, original, different from those already in the gallery, if possible.

Search for...
Geocaching.com Google Map
Google Maps
MapQuest
Bing Maps
Trails.com Maps
Nearest Waymarks
Nearest Abbeys, Convents and Monasteries
Nearest Geocaches
Nearest Benchmarks
Nearest Hotels
Create a scavenger hunt using this waymark as the center point
Recent Visits/Logs:
There are no logs for this waymark yet.